segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Cuxá? Inventamos algo parecido.






O cuxá é prato apreciado no Maranhão. Seu ingrediente principal é a folha da vinagreira. Descobri por acaso, que havia algumas folhas no meu quintal. Havia nascido aquela planta interessante com um certo apelo paisagístico, mas que, mal sabia, poderia ser aproveitada no meu fogão. Gosto de tentar ser "Chef" nos finais de semana.

Fui à Feira do Guará, comprei um belo surubim e uma boa quantidade de frutos do mar, camarões, mexilhão e lula. Tinha de tudo um pouco.

Em casa, começamos a cozinhar o peixe, eu e a sogra, não necessariamente nesta ordem. Então lembrei das folhas. Havia encontrado um texto a respeito do cuxá e reconhecera aquelas folhas. Afinal, eram iguais as do meu quintal, ou pelo menos pareciam. Fiquei na dúvida em um primeiro momento. Poderia ser outra folha, mas resolvi arriscar.

Depois que o peixe já estava pronto, cheirando até no final da rua, retirei um pouco do caldo para o pirão. Não poderia ser apenas um pirão, com o mesmo gosto do peixe. Que por sinal ficou maravilhoso.
Encontrei a receita do cuxá:

as folhas de vinagreira do meu quintal, acho que foram 20
100g de gergelim torrado
100g de farinha de mandioca torrada
200g de camarões secos pequenos
cheiro-verde do quintal também. Tenho uma horta aqui.
Modo de preparo
Deixar os camarões de molho para perder o sal. Em seguida, lavar bem e descascá-los.
Lave as folhas da vinagreira. Retirar os talos e cozinhar numa panela com bastante água. Escorrer as folhas numa peneira, reservando o caldo do cozimento.
Torrar o gergelim. Juntar a farinha e passar para o liquidificador. Juntar as folhas cozidas de vinagreira, os camarões picados, o cheiro-verde. Juntar, em partes, o caldo do cozimento até ficar com uma consistência de papa, de mingau grosso.
Transferir tudo para uma panela junto com o caldo do peixe e ferver. Caso a consistência engrosse, juntar mais um pouco do caldo do cozimento.
Foi servido o "cuxá reinventado" com arroz branco e o surubim cozido. Haaa.. quer saber como fizemos o peixe? Outra hora eu digo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário